26 Novembro 2021

Daniel Pinéu é Professor e Tutor no Colégio Universitário de Amsterdão, onde ministra os cursos de Violência e Conflito, Crimes Internacionais e Relações Internacionais na Teoria e na Prática. Anteriormente, foi Professor na Universidade de Coimbra (Portugal). Fez mestrado em Política Internacional na Universidade de Aberystwyth (Reino Unido). É doutorado em Estudos Críticos de Segurança, também em Aberystwyth, com uma tese sobre a reforma das forças policiais como ferramenta de política externa dos Estados Unidos no contexto da construção do Estado pós-conflito. Em 2006, foi investigador no Center for Global Studies da George Mason University, em Washington D.C.

Daniel lecionou na Universidade de Hildesheim (2009-2010) e no Institute of Political Studies da Philipps University, em Marburg (2010-2012), ambos na Alemanha. Lecionou ainda como professor convidado na Universidade Quaid-i-Azam em Islamabad, Paquistão (2012-2013). Os seus interesses de investigação focam em segurança internacional (com enfoque particular em terrorismo e violência política e a interação entre segurança e tecnologia), análise de política externa e sociologia política global (especialmente a política global de alimentos, questões de governamentalidade global, a globalização do policiamento e da interface entre religião e política).