Centro de Excelência Jean Monnet

O Centro de Excelência Jean Monnet

O Centro de Excelência Jean Monnet é um dos Programas Jean Monnet criados e financiados pela Comissão Europeia destinados a promover a valorização do ensino superior e a investigação científica de alto nível em matéria de integração europeia em qualquer parte do mundo.  Entre os Programas Jean Monnet este é o mais competitivo, sendo outorgado por concurso público de âmbito mundial. Deste grau de exigência resulta que o Centro de Excelência é concedido a Universidades e investigadores de comprovado mérito em matéria de integração europeia e que na respetiva candidatura demonstrem possuir capacidade e condições, designadamente a nível de meios humanos e científicos, para merecer essa distinção e reconhecimento. Na sua atribuição é privilegiado o carácter multidisciplinar do Centro.

O Centro de Excelência da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra tem como pano de fundo as relações da União Europeia com os vizinhos a Leste sob o acrónimo PRONE – Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours. É coordenado pela Professora Doutora Maria Raquel Freire, Professora Catedrática da FEUC e titular de uma Cátedra Jean Monnet e conta com uma equipa de 11 docentes, das Faculdades de Economia, Letras, e Ciência e Tecnologia. Prevê a organização de um conjunto alargado de iniciativas em três eixos principais: ensino e investigação; recomendações políticas; e ligação à comunidade. A extensão das atividades e dinamismo do Centro pretendem deixar a marca de qualidade da Universidade de Coimbra nas suas iniciativas a nível local, nacional e internacional.

Equipa

Maria Raquel Freire

Professora de Relações Internacionais (FEUC), investigadora do CES e coordenadora do Centro de Excelência. Trabalha temáticas relacionadas com política externa, segurança internacional, Rússia e espaço pós-soviético, e peacebuilding.

Licínia Simão

Professora de Relações Internacionais (FEUC) e investigadora do CES. Trabalha temáticas relacionadas com Política de Vizinhança da UE a Leste e questões de Política de Defesa da UE.

Bernardo Fazendeiro

Professor e Investigador na área das Relações Internacionais (FEUC). Trabalha temáticas relacionadas com Teorias das Relações Internacionais, com enfoque na Ásia Central e Espaço Pós-Soviético.

Daniela Nascimento

Professora de Relações Internacionais (FEUC) e investigadora do CES. Trabalha temáticas relacionadas com humanitarismo, direitos humanos, intervencionismo global e peacebuilding.

Teresa Almeida Cravo

Professora de Relações Internacionais (FEUC) e Investigadora no CES. Trabalha temáticas relacionados com paz e violência, políticas de cooperação europeias e narrativas Norte-Sul.

Paula Duarte Lopes

Professora de Relações Internacionais (FEUC) e Investigadora no CES. Trabalha temáticas relacionados com intervencionismo global, nomeadamente missões de paz, desenvolvimento e política hídrica

Clara Keating

Professora na Faculdade de Letras da UC e investigadora no CES. Trabalha temáticas relacionadas com discurso crítico e sociolinguística das migrações e literacias multilinguísticas.

Isabel Camisão

Doutora em Ciência Política e Relações Internacionais, Professora de Estudos Europeus e Investigadora sobre Instituições e Governação da UE.

Alexandre Tavares

Cientista da Terra, especialista em Gestão do Risco e Políticas de Planeamento, Acções de Adaptação às Alterações Climáticas e Políticas Hídricas.

António José Mendes

Professor e Investigador no Departamento de Engenharia Informática. Trabalha sobre Educação Computacional e Ensino à Distância. Coordenador Científico do Projeto de Ensino à Distância da Universidade de Coimbra.

Paulo Rupino Cunha

Professor Auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, especialista em Sistemas de Informação

Apresentação Pública do Centro de Excelência

2 Dezembro 2019

2019 Jean Monnet Kick-off meeting,

Brussels – Group photo