Skip to main content

Resumo

Nos últimos anos, a exposição de crianças e adolescentes a ecrãs cresceu exponencialmente. Os meios audiovisuais, nomeadamente, a internet, podem ser benéficos ao processo de aprendizagem,
facultando uma forma de obter conhecimento, para além dos métodos tradicionais. Em particular, as plataformas lúdico-didáticas podem ajudar os seus visitantes mais jovens a aprender sobre determinados temas e expandir conceitos, utilizando o entretenimento como forma de aprendizagem enquanto jogam, desenvolvem atividades ou assistem a vídeos.

O Centro de Excelência Jean Monnet da Universidade de Coimbra tem como tema as relações da União Europeia com os vizinhos a Leste, contendo um conjunto alargado de iniciativas como: ensino e investigação; recomendações políticas; e ligação à comunidade. A proposta apresentada
por esta entidade consistiu na necessidade de ser desenvolvido um software lúdico-didáctico que permita, de forma interativa, aproximar os mais jovens do projeto europeu, motivando, desde cedo, a familiaridade e o gosto por temas da União Europeia.

Neste relatório são apresentadas as várias etapas que levaram ao desenvolvimento de uma plataforma com atividades lúdico-didáticas, vocacionada para crianças entre os 6 e 9 anos, com o intuito de transmitir conhecimentos sobre a Europa e a União Europeia, expondo as atividades do Centro. Esta foi concebida no formato de uma plataforma web que aloja um conjunto de jogos e atividades lúdicas. Tanto a plataforma como os jogos foram desenvolvidos de raiz. Das atividades lúdicas, fizeram parte vídeos didáticos com tema da União Europeia e um livro que conta uma
história infantil, ambos produzidos por equipas externas. Ainda, podem ser alojados trabalhos que conseguem ser submetidos a votações online por parte do público, promovendo a realização de competições. Para gerir o conteúdo presente na plataforma, e esta poder ser atualizada a qualquer
altura, existe uma página de administração. Esta página permite ainda ver métricas recolhidas anonimamente de jogos, possibilitando um método de estudo sobre a eficácia destes.

Tiago Pessoa é mestre em Engenharia de Software pela Universidade de Coimbra. No curso, aprendeu conceitos fundamentais sobre Ciência da Computação, aplicados em sua tese. Sua área de interesse é o desenvolvimento de soluções web.

DISSERTAÇÃO