Skip to main content

A Escola de Verão de Métodos 2020 foi especialmente dirigida a estudantes de Mestrado e Doutoramento nas áreas de Relações Internacionais, Estudos Europeus e Ciência Política, explorando técnicas qualitativas e quantitativas utilizadas na investigação em Ciências Sociais. A Escola de Verão envolveu estudantes de diferentes Universidades e Instituições, trazendo diversidade e permitindo o networking entre os participantes.

Durante os dias de trabalho, os estudantes trabalharam diferentes metodologias de investigação, foram sensibilizados para o processo de investigação e os desafios a este associados e para uma melhor compreensão sobre as técnicas de seleção, recolha e análise de dados. A ideia central da Escola foi discutir as formas de aplicação de diferentes metodologias, por meio de um processo interativo entre os facilitadores – especialistas – e os estudantes.

As sessões variaram em conteúdo e objetivos, incluindo apresentação e discussão de métodos, bem como sessões práticas (por exemplo, técnicas de entrevista e preparação / condução de trabalho de campo). Um dia foi dedicado à discussão do trabalho dos estudantes, envolvendo todos os participantes e, assim, permitindo aprendizagem alargada e partilha de experiências. A Escola de Verão envolveu especialistas que trabalham com metodologias distintas.

Notícias da FEUC: https://www.uc.pt/en/feuc/article?key=a-a227e0a8b5