Resumo

Pesquisas recentes têm identificado que os estudos para paz têm focado excessivamente na violência e nas causas da guerra. Num momento de crise dentro da disciplina, mudar o foco para as causas da paz poderia abrir espaço para novas e inovadoras pesquisas. Desta forma, esta pesquisa apresenta-se como um estudo exploratório. Seu objetivo é interrogar como estudar as causas da paz pode abrir espaço para novos questionamentos e hipóteses. Para isto, apresento neste trabalho uma confrontação entre as principais teorias das relações internacionais (neorealismo, neoliberalismo e construtivismo), os estudos para a paz e duas teorias propõem explicações para a emergência da paz. Estas são a teoria da paz democrática e a teoria do processo civilizatório. Entre todas as teorias e autores analisados, encontrei que a teoria construtivista e a teoria do processo civilizatório são as duas mais promissoras a nível de inovação. Uma vez que as duas teorias olham para como questões culturais e identitárias forjam a paz, eu cunhei três possibilidades de inovação: 1- o estudo da formação de identidades coletivas e de uma cultura de paz; 2- o estudo dos países ditos “mais pacíficos”; 3- abordagens metodológicas como análise histórica e de discurso. Para testar empiricamente se estas três hipóteses realmente jogam luz em métodos e teorias subutilizadas nos estudos para a paz, analisei as publicações do Journal of Peace Research, o mais importante jornal acadêmico da disciplina. Como resultado desta análise, encontrei uma substancial ausência de estudos sobre os países considerados mais pacíficos e sobre como questões culturais influenciam a paz. Como esperado, conceitos construtivistas e do processo civilizatório são subutilizados por académicos. Estas descobertas oferecem uma contribuição valiosa para pesquisas futuras que foquem nas causas da paz, ao invés do enfoque nas causas da guerra.

Luis Gouveia Junior é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra e mestre em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento pela mesma Universidade. Também concluiu um mestrado em Estudos Latino-americanos pela Universidade de Oxford. É ativista de direitos humanos e sua pesquisa académica foca principalmente nos estudos para a paz, teoria das relações internacionais e América Latina

Luis Gouveia Junior é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra e mestre em Relações Internacionais – Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento pela mesma Universidade. Também concluiu um mestrado em Estudos Latino-americanos pela Universidade de Oxford. É ativista de direitos humanos e sua pesquisa académica foca principalmente nos estudos para a paz, teoria das relações internacionais e América Latina

DISSERTAÇÃO