A unidade curricular visa expor os estudantes às principais escolas de pensamento nas áreas da paz, violência e segurança, especialmente naquilo que dialogam com a disciplina de Relações Internacionais. Visa ainda perceber quais os conceitos centrais a estas abordagens e de que modo estes vêm acompanhando os desenvolvimentos teóricos nestas áreas de estudo. Pretende-se com esta unidade curricular que o/a estudante adquira conhecimentos fundamentais relativos aos pressupostos teóricos e conceptuais, autores, obras de referencia e debates, desenvolva capacidade argumentativa, e adquira competências de análise crítica, quer em termos teóricos, quer em termos de análise da realidade internacional. Além do enquadramento teórico dos temas, privilegia-se a análise de conteúdo e o debate de contexto baseados em obras influentes e/ou casos de estudo relevantes nas diferentes áreas.