REGULAMENTO

1. OBJETIVO

O objetivo do concurso é mobilizar os alunos do ensino secundário a pensarem a integração entre a União Europeia, a Rússia e os países que formam a Parceria Oriental (Arménia, Azerbaijão, Bielorússia, Geórgia, Moldova e Ucrânia) de forma ampla e crítica, através da expressão artística. A proposta é refletir sobre o conceito de paz na Europa em geral e sobre o papel da União Europeia como ator de paz e segurança em particular. Nesta competição, serão aceites trabalhos artísticos vários, tais como: pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia ou vídeos/curtas-metragens.

1. TEMA

A integração entre a União Europeia, a Rússia e os países da Parceria Oriental e o seu papel para a paz na Europa.

1. PARTICIPANTES

São elegíveis estudantes que frequentem o ensino secundário em Portugal entre 2021 e 2022.

1. CONDIÇÕES E REQUISITOS TÉCNICOS

4.1   Todos os trabalhos artísticos submetidos a concurso devem ser apresentados individualmente e acompanhados de:

a) nome completo do/a autor/a;

b) estabelecimento de ensino que frequenta;

c) contato telefónico e e-mail;

d) título do trabalho;

e) breve biografia do/a autor/a

f) breve texto de até 100 palavras que relacione o trabalho apresentado com o tema do concurso.

4.2 Cada candidato/a poderá concorrer apenas com um trabalho. A inscrição será feita por e-mail, com o envio de uma imagem nos formatos TIFF ou JPG no limite máximo de 10 MB, que retrate a obra produzida.

4.3 Os/as candidatos/as responsabilizam-se por concorrer apenas com trabalhos originais, ainda não publicados ou premiados.

1. PARTICIPAÇÃO

5.1   As inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail. Todo o material deve ser enviado para o endereço info.coe@uc.pt.

5.2   A nova data-limite para envio do material é 25 de março de 2022.

5.3   O Centro de Excelência não devolverá o trabalho dos autores/as.

1. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

6.1 O júri será composto pelos seguintes membros:

Maria Raquel Freire – Coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet, professora Catedrática do Núcleo de Relações Internacionais (FEUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES)

Daniela Nascimento – Subdiretora da FEUC com o Pelouro dos Estudos Avançados, Membro da equipa do Centro de Excelência Jean Monnet, professora Auxiliar do Núcleo de Relações Internacionais (FEUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES)

Fernanda Gouveia – Professora de Artes Visuais

Renata Cabral – Jornalista. Membro da equipa do Centro de Excelência

6.2 O julgamento dos trabalhos levará em conta critérios, como a relevância artística do material; a sua diversidade temática; e ligação entre o trabalho entregue e o objetivo temático do concurso.

6.3 O júri selecionará os melhores trabalhos e os originais selecionados deverão ser entregues ou enviados por correio, endereçado a Maria Raquel Freire, FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Av Dr Dias da Silva 165, 3004-512 Coimbra.

6.4 Os três melhores trabalhos serão premiados e anunciados em conferência a realizar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em abril de 2022 e serão tornados públicos no site do Centro de Excelência Jean Monnet: https://coe.uc.pt. Serão ainda integrados numa exposição fotográfica alusiva ao tema do concurso a realizar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

1. PRÉMIO

7.1   Os/as autores/as dos três melhores trabalhos serão contemplados com uma viagem a Bruxelas para conhecer de perto as principais instituições da União Europeia, entre 25 de maio e 28 de maio de 2022. Os custos da viagem, nomeadamente voo, alojamento e seguro, serão assegurados pelo Centro de Excelência.

1. DIREITO DE AUTORIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO POR TERCEIROS

8.1   O Centro de Excelência, assim como os/as participantes, abrem mão de qualquer contrapartida financeira ou de outra índole decorrentes do uso das imagens ou exposição da obra enviada para o concurso.

8.2   Os/as participantes do concurso são responsáveis pelo cumprimento das disposições que regem a propriedade intelectual e o direito de imagem sobre os trabalhos apresentados.

1. DISPOSIÇÕES FINAIS

Ao participar do concurso, os/as candidatos aceitam de forma integral as normas, termos e condições deste regulamento.