Skip to main content

Mesa Redonda Jean Monnet

A participação de Portugal em missões de paz: objetivos, prioridades e capacidades

Em linha com o projeto ‘A geopolítica das Forças Nacionais Destacadas: análise dos fatores políticos da participação portuguesa em missões internacionais’, com apoio do Ministério da Defesa Nacional, esta mesa redonda debateu os fatores políticos subjacentes ao empenhamento das Forças Armadas portuguesas no contexto de missões internacionais, em estreita articulação com a definição do interesse nacional, bem como dos principais eixos estratégicos da política externa portuguesa.

Procurou-se com esta sessão perceber quais os principais objetivos subjacentes à participação portuguesa em missões internacionais e como têm sido geridas as prioridades de atuação nesta dimensão, em função da articulação das necessidades e das capacidades portuguesas na área da segurança e defesa. Deste modo, a ênfase nos objetivos, prioridades e capacidades permite refletir de forma mais aprofundada sobre as matrizes políticas e de segurança e defesa que definem opções, marcam interesses, visualizam perspetivas e permitem percecionar oportunidades.

Iniciativa organizada em colaboração com o Centro de Estudos Sociais, no âmbito de um projeto financiado pelo Ministério da Defesa Nacional.

Notícias FEUC: https://www.uc.pt/feuc/article?key=a-7075f8af13

POLICY BRIEF-PT

POLICY BRIEF-EN