Este Seminário de Mestrado visa analisar criticamente processos e formas de intervenção local, incluindo questões humanitárias, ajuda ao desenvolvimento e missões de paz. Os estudantes devem ser capazes de identificar a natureza e dinâmica da intervenção externa, bem como os seus agentes e contextos; mapear as respostas/(re)ações a situações de violência; e explorar criticamente a tradução de modelos de intervenção em políticas e práticas. Estes objetivos estão direcionados para o desenvolvimento de competências analíticas com uma forte componente empírica. Ao estudar estudos de caso específicos, os estudantes compreenderão melhor as relações entre políticas e prática. Ao triangular a segurança, o desenvolvimento e o humanitarismo nas suas lógicas intervencionistas, em estudos de caso geograficamente diversos e onde a UE teve um papel de destaque, o programa proposto contribui para aprofundar o conhecimento destas matérias e o desenvolvimento de competências críticas. É enfatizado o papel da UE e as suas assunções, processos de tomada de decisão e política nestas dimensões, bem como nas suas relações com os estudos de caso escolhidos e com outros atores internacionais relevantes.