A unidade curricular visa expor os estudantes às principais escolas de pensamento nas áreas da paz, violência e segurança, desde as propostas positivistas às propostas mais atuais pós- positivistas. De outro modo, desde as escolas de pensamento realista e liberal até as correntes críticas. Visa ainda perceber quais os conceitos centrais a estas abordagens e de que modo estes vêm acompanhando os desenvolvimentos teóricos nestas áreas de estudo. Pretende-se com esta unidade curricular que o/a estudante adquira conhecimentos fundamentais relativos aos pressupostos teóricos e conceptuais, autores, obras de referencia e debates, desenvolva capacidade argumentativa, e adquira competências de análise crítica, quer em termos teóricos, quer em termos de análise da realidade internacional e das diferentes leituras que estas perspectivas diferenciadas permitem na análise e entendimento desta. A organização dos seminários pressupõe, assim, a participação ativa dos estudantes. Além do enquadramento teórico dos temas, privilegia-se a análise de conteúdo e o debate de contexto centrados sobre textos científicos e casos de estudo relevantes nas diferentes áreas.